In memoriam (★1920  ✟2024)

 

Falecido, aos 104 anos, em 18/07/2024, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Pai, avô, marido e advogado exemplar, Dr. Villemor deu continuidade ao trabalho iniciado por seu pai em 1909, ao exercer a profissão da advocacia por quase 80 anos. Foi a grande referência de seu filho, Hermano de Villemor Amaral (neto), que hoje segue o seu legado, sendo um dos sócios diretores do Villemor Amaral Advogados.

 

Dentro do Escritório, Dr. Villemor foi visto como um profissional que possuía uma visão ampla e à frente do seu tempo. Objetos e protocolos que hoje são vistos como corriqueiros e normais, eram, para ele, um avanço necessário e crucial para o crescimento.

 

Exerceu a consultoria jurídica de diversas empresas e de outras integrou os respectivos conselhos consultivos, tendo, ainda, ocupado cargos honoríficos, como os de Presidente da  Aliança Francesa no Rio de Janeiro; Vice-Presidente do Instituto Goethe, no Rio de Janeiro; Presidente da Associação dos Membros da Legião de Honra; participante do Conselho Patrimonial da Escola Suíça no Rio de janeiro, além de haver atuado ativamente, como sócio do Rotary Club do Rio de Janeiro e como advogado da Sociedade Filantrópica Suíça, da Sociedade Francesa de Beneficência, da ABBR – Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação e das Câmaras de Comércio Francesa e Suíça.

 

Nosso eterno sócio fez história na advocacia do nosso país e impactou a vida de centenas de profissionais com quem pôde compartilhar os seus valores, princípios, conhecimentos e dedicação, que ajudaram a formar o Escritório centenário que temos hoje.

 

Teremos sempre o comprometimento de seguir o seu legado, na evolução constante do nosso Escritório e da advocacia, sem perdermos nossos valores e excelência.

 

Formação Acadêmica

 

  • Bacharel em Direito, graduado em 1943 pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade do Brasil.

Associações e Admissões

 

  • Ordem dos Advogados do Brasil, de cuja Seção do Rio de Janeiro foi Conselheiro por duas vezes.
  • Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado de São Paulo.
    Instituto dos Advogados Brasileiros, de cuja Diretoria fez parte.
  • International Bar Association, Business Section, da qual foi Conselheiro durante sete anos.
  • Foi condecorado pelo Governo francês como Officier da Ordem da Légion d´Honneur, como Chevalier da Ordem Nacional do Mérito, de França, e como Officier da Ordem das Palmes Academiques.